O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na data de hoje, 05 de junho. Segundo site oficial da ONU[1], esta “é a principal data das Nações Unidas para impulsionar a sensibilização e encorajar ações em todo o planeta em prol da proteção do nosso meio ambiente. Desde que foi instituído, em 1974, o evento cresceu e virou uma plataforma global celebrada em mais de 100 países”.
Trata-se de uma iniciativa para que as pessoas se atentem aos cuidados que o planeta precisa. A cada ano, é escolhido um tema central para que seja o foco da atenção da população mundial e um país anfitrião. Em 2019, será debatido a “Poluição do Ar” na China, um dos maiores poluentes mundiais.
No âmbito nacional, vale destacar o estudo feito por “The uncertain future of protected lands and waters", que afirma que o Brasil é o país que mais altera leis que deveriam proteger a Amazônia[2]. No mundo, em 56 anos, foram feitas 115 alterações legislativas, enquanto 66 ocorreram só no Brasil. Ademais, dos 18 milhões de hectares da Amazônia que tiveram o status de conservação alterado, 11 milhões eram parte do território nacional.
Os atos legislativos nacionais reduziram drasticamente a área de proteção ambiental, retirando total proteção de algumas áreas e, em consequência disso, ampliaram as atividades permitidas de uso de solo amazônico.
Vale esclarecer também, que apesar de a lógica de aumento da economia com a exploração do solo da Amazônia, as alterações legislativas que reduzem a proteção ambiental acarretam nas mais diversas perdas econômicas. Segundo estudo da @ONG Conservação Internacional, “cada vez mais setores da produção agropecuária e industrial, bem como extrativistas tradicionais e sociedade em geral têm percebido a necessidade de ampliar a escala de conservação para a garantia de bem-estar para gerações futuras”.
Preservar o meio ambiente para as gerações futuras é o nosso papel. O que você tem feito por isso?
[1] https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/o-que-e-o-dia-mundial-do-meio-ambiente
[2] https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/06/03/brasil-e-o-pais-que-mais-altera-leis-que-deveriam-proteger-a-amazonia-indica-estudo.ghtml